
POSSIBILIDADES DE UM TRATAMENTO DE COMBINAÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA FUNÇÃO SEXUAL EM PACIENTES SUBMETIDOS A UMA PROSTATECTOMIA RADICAL DEVIDO A CANCRO DA PRÓSTATA LOCALIZADO (1)
O cancro da próstata (CaP) está entre os mais comuns tumores malignos em homens a partir da meia idade e em idade avançada, ocupando o quarto lugar na hierarquia de morbilidade de doenças oncológicas na Rússia [1]. Nos passados dez anos, a frequência de doenças de CaP subiu mais de 120,5 por cento [2].
Atualmente, é reconhecido que o processo de tratamento mais importante e mais difundido para o cancro da próstata localizado consiste numa intervenção cirúrgica. Um tratamento cirúrgico assegura a taxa de sobrevivência [3] específica de doenças oncológicas, em comparação com uma estratégia de não-intervenção.
De acordo com as recomendações clínicas da Sociedade Europeia de Urologia, a prostatectomia radical (RRP) é o processo padrão de tratamento de cancro da próstata localizado, quando a esperança de vida do paciente é igual e superior a dez anos [4,5].
A questão do aumento da esperança de vida dos pacientes submetidos a uma prostatectomia está diretamente relacionada com a questão da melhoria da qualidade de vida. Demonstrou-se que a prostatectomia tem como consequência uma série de complicações que afetam enormemente a qualidade de vida, entre as quais está a redução da líbido, a disfunção eréctil, uma redução do comprimento do pénis, encolhimento do pénis e problemas de ejaculação [6,7].
O restabelecimento da função sexual após uma prostatectomia é estudado há muito tempo, mas apesar dos resultados de investigação publicados, não existe um consenso entre autores russos e estrangeiros sobre o estado da função eréctil após uma prostatectomia [8,9,10,11,12,13]. A grande influência dos problemas de ereção sobre a qualidade de vida requer a continuação e atualização da investigação sobre o estado da função eréctil dos pacientes submetidos a prostatectomia [14,15,16,17].
OBJETIVO DA INVESTIGAÇÃO: Avaliação da possibilidade de um tratamento de combinação para reabilitação da função sexual de pacientes submetidos a prostatectomia radical devido a cancro da próstata localizado, como fator de melhoramento da qualidade de vida.
MATERIAIS E MÉTODOS: O presente estudo incluiu 60 homens com uma idade média de 64,6±4,7 anos de idade, com cancro da próstata local verificado, submetidos a um tratamento de acordo com as condições estipuladas pelo Departamento de Urologia do Centro Burnazâna (instituição federal estatal com controlo orçamental, Centro de Investigação Hematológica, Centro Federal Médico para a Biofísica) da Agência Federal para Medicina e Biologia da Rússia, em Moscovo.
Toda a investigação em pacientes cumpre os padrões éticos estipulados pelo comité bioético, elaborados em conjunto com a Declaração de Helsínquia da Associação Mundial de Médicos "Princípios éticos para a investigação médica em seres humanos".
O estudo incidiu apenas em homens com idade inferior a 70 anos que não apresentavam patologias somáticas graves, diabetes mellitus, e com interesse na manutenção da função sexual após o período de operação.
Em todos os pacientes, durante a realização do estudo, foi avaliado o índice da função eréctil de acordo com o Inquérito IIEF-5 e a qualidade de vida de acordo com o Inquérito QoL (Quality of life). Para além disso, em todos os pacientes, através da geração de um valor médio, foi medido três vezes o Comprimento do pénis (C) e a dureza da ereção de acordo com a Escala de Dureza de Ereção (EDE) do pénis (Tab. 1).
Tabela 1 Escala de Dureza de Ereção (EDE) do Pénis
Grau | |||
1 | 2 | 3 | 4 |
O pénis é alongado mas não fica suficientemente duro | O pénis fica duro, mas não suficientemente duro para uma penetração | O pénis fica suficientemente duro para uma penetração mas ainda não totalmente duro | O pénis fica totalmente duro e firme |
As medições de controlo foram realizadas antes da intervenção cirúrgica assim como 7, 30 e 90 dias após a intervenção cirúrgica.
Inicialmente, os pacientes participantes no estudo não apresentaram quaisquer diferenças importantes a nível de anamnese e valores funcionais clínicos. De acordo com a conceção do estudo, os pacientes foram ordenados em três grupos através de um procedimento aleatório utilizando um quadro aleatório. Os pacientes do primeiro grupo (grupo de controlo, n=20) não receberam uma profilaxia específica para manutenção do comprimento do pénis e para manutenção das funções de ereção. Após a operação, os pacientes do segundo grupo (n=20) receberam inibidores PDE-5 durante um período de três meses, diariamente, numa dose de 5 mg. Durante um período de três meses, os pacientes do terceiro grupo (n=20) combinaram a administração de inibidores PDE-5 numa dose de 5 mg com a utilização de um extensor de vácuo. Como extensor foi utilizado o dispositivo de vácuo PeniMaster®PRO e os pacientes do terceiro grupo usaram o extensor durante três meses, diariamente, durante um mínimo de três horas.
O processamento estatístico dos dados obtidos é realizado com o software STATISTICA 6.0. A hipótese de distribuição normal foi verificada através do teste Shapiro-Wilk. Para cada tamanho imediato de uma distribuição normal foram determinados um valor médio (M) e um desvio padrão (DP).
Foram considerados estatisticamente significativos os valores de p<0,05. Foi realizada uma comparação dos três grupos de acordo com o valor H do teste Kruskal-Wallis, e no caso de p<0,05, foi aplicada uma comparação de par do teste Mann-Whitney utilizando a correção Bonferroni. Para a avaliação da dinâmica dos parâmetros foi utilizado o teste Wilcoxon.

Kyzlasov Pavel PhD Head of the department urology
Federal Medical Biological Agency Burnasyan Federal Medical biophisical Centre
www.fmbcfmba.ru
Pomeshkin Evgeny PhD Head of the department urology, Chief urologist Kemerovo
M.A. Podgorbunsky City Municipal Hospital
www.gkb3.ru
- Cancro da próstata: tumor consideravelmente alargado em indivíduos a partir da meia idade.
- O número de casos de doença dentro de um período de 10 anos subiu mais de 120%.
- A remoção da próstata (prostatectomia) é um processo estabelecido e prolongador da vida no tratamento de cancro da próstata.
- Efeitos secundários frequentes e a considerar:
- A líbido (apetite sexual) e a capacidade de ereção são afetadas com a remoção da próstata.
- O comprimento do pénis diminui (é encurtado).
- Problemas de ejaculação.
- Objetivo do estudo: Investigação das possibilidades de melhoria da qualidade de vida após uma prostatectomia.
- Sujeitos de teste do estudo clínico: 60 homens entre 60-69 anos de idade, após remoção da próstata devido a tratamento de cancro da próstata.
- Estudo clínico realizado de acordo com os padrões éticos clínicos internacionais.
- Também foi investigada a disfunção eréctil provocada por cancro da próstata no âmbito deste estudo.
- Foram criados três grupos de comparação constituídos cada um por 20 homens:
- Grupo 1: não foi alvo de qualquer tratamento de prevenção para manutenção do comprimento do pénis e função eréctil.
- Grupo 2: Durante três meses após a operação, foi submetido ao uso de inibidores PDE-5
- Grupo 3: Utilizou adicionalmente o extensor de pénis PeniMaster PRO diariamente, durante um período mínimo de três horas.